22/07/2013

Tortas Dancake - Quem não se lembra?

Pois é, quase toda a gente da minha geração de certeza que se lembra das famosas tortas Dancake. As minhas preferidas eram as de chocolate e as de morango, mas lembro-me que existiam mais sabores. Não havia festa na escola ou festa de aniversário que não as tivesse. 
Há dias quando estava a ver um dos programas da Lorraine Pascale vi uma receita de torta de morango que a própria Lorraine diz que inventou em memória das tortas empacotadas que a avó lhe dava a ela e aos primos quando eram crianças. Não sei se a marca ou o sabor seriam os mesmos, mas o que é certo é que me fez viajar no tempo e criou em mim a vontade de experimentar a receita.
Fiquei fã desta torta. Em termos de sabor não tem nada a ver com as da Dancake pois é muito mas muito MELHOR! O que tem em comum é que desaparece tão rapidamente como as Dancake...
Esta foi a minha primeira aventura no mundo das tortas e por isso tive alguma dificuldade em enrolá-la, mas ficou linda na mesma como vocês podem ver.


Deixo-vos aqui a receita, com algumas pequenas adaptações. Não fica uma torta muito grande, mas é o ideal para se comer rapidamente e a massa não secar. É claro que se tiver muitos ou grandes gulosos aí em casa, pode sempre duplicar a dose.



TORTA DE MORANGOS E MASCARPONE (Receita)

Ingredientes:

(Massa)
3 ovos
80g de açúcar 
80g de farinha
2 colheres (sopa) de água morna
1 pitada de aroma de baunilha

(Recheio e decoração)
250g de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinho do Porto (a Lorraine fez com outro vinho doce)
250g de queijo mascarpone
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
1 pitada de aroma de baunilha

Preparação:

Tire o pé aos morangos e lave-os. Coloque 2/3 dos morangos no liquidificador, juntamente com as 2 colheres de açúcar e o vinho do Porto. Ponha o liquidificador a funcionar até obter um sumo. Junte a esse sumo os restantes morangos partidos aos quadradinhos (deixando 2 ou 3 inteiros para a decoração), e leve ao frigorífico.
Entretanto prepare a torta, juntando num recipiente os ovos, o açúcar e o aroma de baunilha. Bata com a batedeira, com as varas de bater as claras em castelo, durante cerca de 5 minutos. Envolva depois a farinha com muito cuidado para o preparado não perder volume. Por fim, adicione a água morna. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal, e verta para o seu interior este preparado. Leve ao forno a 190ºC durante 15 minutos. 
Neste intervalo de tempo, prepare o creme de queijo, juntando num recipiente o queijo, o açúcar em pó e o aroma de baunilha. Bata tudo muito bem com a vara de arames, e reserve no frigorífico.
Quando a torta estiver cozida, coloque sobre a bancada da cozinha uma folha de papel vegetal e polvilhe com açúcar. Desenforme a torta, sobre esta folha, e retire depois o papel vegetal que tinha sido colocado na forma. Deixe arrefecer um pouco, e só depois pode barrar com os cremes. Barre primeiro com o creme de queijo, e só depois deve colocar o preparado dos morangos. Com muito cuidado e com a ajuda da folha de papel vegetal enrole a torta. (Para a próxima em vez do papel vegetal vou usar um pano de cozinha, que era o truque que a minha mãe usava para enrolar as tortas)
Enfeite com os restantes morangos partidos em lâminas. Pode levar ao frigorífico antes de servir, porque sabe muito bem fresquinha.

Bom apetite!








08/07/2013

Missão (impossível): Molotof


Como vêm desta vez a missão impossível, transformou-se em missão possível e aqui fica esta foto como prova! Já tinha tentado algumas vezes fazer molotof, mas não tinha tido sucesso. A última vez tinha um molotof bonito e alto, mas mesmo dentro do forno, sem abrir a porta, passados uns 15 minutos baixou por completo e tive de o deita fora. Entretanto falei com várias pessoas, pesquisei em fóruns da especialidade, em receitas publicadas na net e arrisquei-me, mas desta vez com sucesso.
Fiz uma versão mais pequena do molotof, para não correr o risco de gastar muitos ovos sem sucesso, mas é a versão perfeita para um jantar de 4 a 6 pessoas. Se tiverem um jantar com mais convidados ou se forem muito gulosos e uma fatia não vos chegar, convém duplicarem a receita. Vou deixar-vos aqui todos os passos e truques que usei para que a vossa missão molotof também se torne possível.


MOLOTOF COM OVOS MOLES (Receita)

Ingredientes:

(Molotof)
6 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de caramelo
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar

(Ovos moles)
6 gemas
6 colheres (sopa) de água
6 colheres (sopa) de açúcar

Preparação:

Coloque num recipiente as claras e junte-lhes uma pitada de sal. Comece a bater com a batedeira e vá incorporando aos poucos o açúcar, batendo sempre até que deixe de se sentir o granulado. Quando isso acontecer e as claras estiverem em castelo bem firme, junte o caramelo, continuando a bater com a batedeira.
Entretanto, unte com margarina uma forma de buraco e polvilhe com açúcar. Verta para a forma o preparado anteiro, e bata com a forma sobre um pano na bancada, para eliminar o ar em excesso. Pré-aqueça o forno a 180ºC, e verta sobre o tabuleiro do forno água para que o molotof coza em banho-maria. O molotof coze em aproximadamente 20 minutos, durante os quais nunca deve abrir o forno. Passado esse tempo, desligue o forno e não abrindo a porta em qualquer situação, deixe o molotof lá dentro no mínimo umas 2 horas.
Neste intervalo de tempo prepare os ovos moles. Coloque num tacho o açúcar e a água e leve ao lume até que ferva. Entretanto, bata as gemas com a vara de arames. Quando a calda do açúcar começar a ferver, deite algumas colheres sobre as gemas e mexa imediatamente, e só de seguida é que deve juntar as gemas ao tacho da calda do açúcar. Convém mexer com a vara de arames enquanto se adicionam as gemas para que estas não cozam. Deixe engrossar e retire do lume. 
Quando o molotof estiver frio, desenforme sobre o prato de servir e verta sobre ele os ovos moles. Leve ao frigorífico e quando estiver frio, pode servi-lo!