16/06/2013

Panquecas...

Ontem apetecia-me comer um doce, mas não me apetecia enfiar-me numa pastelaria, comer um bolo cheio de calorias e cujo sabor deixava muito a desejar como muitas vezes acontece! Sou gulosa assumo, mas para ingerir calorias em excesso é bom que o sabor do bolo o justifique. Comer bolos só por comer, não é propriamente o que mais gosto. Quando se faz asneira, ao menos que valha a pena!
Lembrei-me então que tenho na minha cozinha há já alguns anos um instrumento a que nunca dei uso: o Perfect Pancake. Foi uma oferta da minha mãe e o que é certo é que ainda não lhe tinha descoberto a utilidade porque nunca tinha experimentado fazer panquecas. Procurei a receita por entre as múltiplas revistas de culinária que não faltam lá por casa, e lá a descobri na revista "Saúde à mesa". Aproveitei apenas a receita base das panquecas, já que o recheio foi improvisado com a compota de morango que fiz e com os morangos que nunca faltam no meu frigorífico. Mas vocês podem fazer molho de chocolate e juntar kiwi (como na receita que vi) ou simplesmente polvilhar com açúcar e canela. A vantagem desta receita é que é muito fácil, rápida e podemos servir as panquecas com os ingredientes que quisermos e que houver lá por casa.
As minhas ficaram óptimas, e ainda bem porque assim valeu mesmo a pena cometer este pecado!



PANQUECAS (Receita)

Ingredientes:

125g de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café)  de fermento em pó
1 pitada de sal fino
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo
2 dl de leite
Óleo para untar a frigideira

Preparação:

Misture a farinha com o açúcar, o fermento em pó, o sal, o óleo, o ovo batido e o leite em fio, mexendo sempre até obter uma massa lisa. (Eu usei a vara de arames)
Leve ao lume uma frigideira antiaderente (ou a Perfect Pancake), deixe-a aquecer, unte-a com óleo e deite uma boa colherada de massa. Deixe cozinhar durante 1 minuto, e só depois a pode virar para que coza do outro lado. Repita a operação até esgotar a massa.
Estão assim prontas as panquecas para servir com os ingredientes que mais lhe apetecer. 

Bom apetite!







04/06/2013

Frango, mel e amêndoas

Há uns tempos atrás a SIC Mulher transmitiu um programa de culinária o "Chakall & Pulga", que eu gostava particularmente de ver. Foi de lá que retirei a ideia para esta receita. Fiz umas adaptações, pois a receita original não era servida com massa, mas como cá em casa todos gostamos muito de massa, experimentei com esparguete e ficou fantástico. 
Funciona muito bem como aproveitamento das sobras de frango assado (isto porque nestes tempos nada se pode deitar fora!!!), ou no caso de não terem, podem sempre cozer uns peitos de frango e também não têm muito trabalho. É uma receita rápida que se pode fazer mesmo quando se chega do trabalho e não se tem muito tempo para andar de volta dos tachos. Basta deixar o frango já desfiado no dia anterior e tudo o resto se faz muito rapidamente. 
É um prato fresco para estes dias quentes (que todos ansiamos), e que combina muito bem com uma salada de alface e rúcula. 
Vale a pena experimentar!


ESPARGUETE COM FRANGO, MEL E AMÊNDOAS (Receita)

Ingredientes:

1/2 frango assado desfiado
50g de amêndoas com pele
1 colher (sopa) de mel
1 limão
Salsa q.b.
2 cebolas
2 colheres (sopa) de azeite
Sal
Esparguete q.b.

Preparação:

Comece por cozer o esparguete em água com sal. Quando estiver cozido escorra a água e passe o esparguete por água fria e reserve.
Dentro de uma wok ou de uma frigideira anti-aderente grande, coloque as cebolas cortadas em meias luas. Junte-lhes o azeite e leve ao lume a refogar. Quando as cebolas estiverem bem louras, adicione o frango e o miolo da amêndoa. Deixe o frango alourar, e só depois é que vai adicionar o mel e o sumo do limão. Tempere com sal e retire do lume. Polvilha-se com salsa picada.
Junte então o esparguete e envolva bem. Pode levar um pouco a lume brando só para dar um pequeno aquecimento à massa. Está então pronto a servir.

Bom apetite!