24/04/2013

Primavera e piqueniques

Finalmente chegou a Primavera, e sabe tão bem recuperar uma tradição de infância, os piqueniques. Este fim-de-semana fui fazer o primeiro desta temporada. A escolha do menu dá sempre mais dores de cabeça do que a escolha do local. Como não sou grande fã de fritos, queria evitar os rissóis, os croquetes e os panadinhos. Também não me apetecia frango assado porque tinha sido o almoço da véspera. E por isso lembrei-me de aproveitar umas sobras de frango assado e juntar-lhe um legume, para preparar uns saborosos muffins. 


Como sou uma grande fã de courgette, fui ao meu frigorífico e havia por lá uma, portanto o legume estava escolhido. Ora consegui assim matar 3 coelhos de uma só cajadada, preparei um menu muito saboroso, evitei os fritos e aproveitei as sobras do frango.

Preparem piqueniques, é muito divertido e sabe tão bem aproveitar o ar puro do campo ou a brisa do mar.
E se estiverem atrapalhados com o menu, preparem estes muffins.


MUFFINS DE COURGETTE E FRANGO (receita)

Ingredientes:

200 g de frango assado desfiado (aproximadamente)
125g de courgette ralada
2 ovos
50ml de azeite
125ml de leite
175g de farinha
2 colheres (chá) de fermento em pó
sal q.b.

Preparação:

Bata os ovos muito bem e incorpore o azeite. Tempere com umas pedrinhas de sal. Junte ao creme assim obtido o leite, alternadamente com a farinha, até obter uma massa fofa. Adicione então o fermento em pó. 
Entretanto, rale a courgette e adicione-a a esta massa. E por fim junte-lhe o frango desfiado. 
Barre as formas de muffins com azeite e coloque lá dentro a massa. Leve ao forno a 180ºC, até estarem cozidos. Desenforme, deixe arrefecer e delicie-se!

Bom piquenique!

15/04/2013

A receita...

A Tarte de Amêndoa sempre fez parte das sobremesas preferidas da minha família (não tivesse eu origens transmontanas, região onde os campos se enfeitam com as amendoeiras em flor durante a Primavera). Houve sempre várias receitas desta tarte no baú das receitas de família. Mas cada vez que experimentava uma delas, faltava sempre um pormenor qualquer, ou estava muito seca, ou a cobertura das amêndoas estava excessivamente doce, ou uma base alta demais!
Ora um dia destes num dos aniversários de família provo uma Tarte de Amêndoa que estava mesmo no ponto. Fiquei radiante, era aquilo mesmo que eu procurava. Pedi imediatamente a RECEITA à minha prima e este fim de semana pus mãos à obra. E ficou assim a minha obra de arte...


Para que não passem pelo mesmo que eu, e andem por aí perdidos a experimentar receitas e mais receitas aqui fica a RECEITA. Experimentem, tenho a certeza que vai sair bem!


TARTE DE AMÊNDOA (receita)

Ingredientes:

(massa)
200g de açúcar
200g de farinha
2 ovos
1 dl de leite
50g margarina

(cobertura)
150g de amêndoa laminada
100g de açúcar
100g de margarina
1 dl de leite

Preparação:

(massa)
Bata os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme. Entretanto, derreta a margarina e adicione ao creme anterior. Junte depois o leite e por fim a farinha.Coloque a massa assim obtida numa forma de tarte untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180º, até que esteja cozida.

(cobertura)
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume, em lume brando, até engrossar. Quando estiver pronta a cobertura verta-a sobre a base (ainda dentro da forma) e leve novamente ao forno (a 200º e só na resistência de cima) para tostar. Quando estiver tostada ao seu gosto, retire do forno e pode desenformar.
Deixe arrefecer e pode deliciar-se!

Bom apetite!

11/04/2013

Morangos, morangos e mais morangos!

Adoro morangos e quando chega a altura deles não faltam cá em casa! Gosto deles simples, com açúcar e um pouco de vinho do Porto ou com chantilly. Até em bebidas são bons, experimentem uma sangria de frutos vermelhos com vinho lambrusco ou para os abstémios, sugiro um belo batido de morango.


Até os nutricionistas estão do meu lado, porque o morango é uma fruta que se pode usar e abusar. São pouco calóricos, ricos em água e em inúmeras vitaminas e sais minerais (vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e vitaminas A e B). O ideal para englobar em qualquer dieta de emagrecimento! 

Mas hoje não vamos pensar em dietas... Vou deixar-vos aqui uma receita muito fácil de fazer e que é deliciosa. Esta mousse de morango é mesmo um caso de sucesso. E se quiserem substituir os morangos e a gelatina por outro fruto e outro sabor de gelatina, garanto-vos que funciona igualmente bem.


MOUSSE DE MORANGO (receita)

Ingredientes:

300g de morangos (bem lavados e sem pedúnculo)
1 pacote de gelatina de morango (as embalagens habitualmente trazem 2 pacotes, mas aqui só usamos 1)
1 lata de leite condensado (se preferirem podem usar o light)
250ml de água

Preparação:

Coloque os morangos e o leite condensado num recipiente, e triture tudo com a ajuda de uma varinha mágica. Entretanto, dissolva a gelatina em 125ml de água a ferver. Quando estiver dissolvida junte-lhe mais 125ml de água fria. Adicione a gelatina ao preparado anterior mexendo com uma colher até que fique homogéneo. Coloque na taça ou taças de servir e leve ao frigorífico até solidificar.
Pode decorar a(s) taça(s) com morangos.

E resta-me desejar-lhe bom apetite!




03/04/2013

O prometido é devido

Como prometi no último post, aqui estou eu para vos deixar a receita do apetitoso Bolo das Rosas. Digo-vos desde já que é um bolo que rende muito, é ideal para as festas de família ou almoços em que há muita gente pois o bolo fica bem grande e faz um brilharete em qualquer mesa. Como vos disse, procurei pela net a receita, encontrei várias versões e pus em prática a versão que aqui vos deixo. Antes disso, deixo-vos mais umas fotos para vos aguçar a vontade de o fazerem...




BOLO DAS ROSAS (receita)

Ingredientes:

(massa)
550g de farinha
20g de fermento de padeiro
2.5dl de leite
125g de margarina
2 ovos 
sal q.b.

(recheio)
100g de margarina
100g de açúcar
100g de amêndoa sem casca e triturada
1 colher de sopa de canela

(calda)
350ml de água
150g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

(massa)
Dissolve-se o fermento e o sal no leite morno. Entretanto amassa-se a farinha com a margarina previamente derretida. De seguida, juntam-se os ovos já batidos. E por fim, adiciona-se o leite aos poucos. Amassa-se muito bem, até se conseguir formar uma bola. (No meu caso, foi necessário acrescentar um pouco mais de farinha.)
Deixa-se repousar durante 2 horas, num local aquecido (eu coloquei o recipiente da massa em cima de um alguidar com água quente).

(recheio)
Estende-se a massa com a ajuda do rolo da massa, dando-lhe a forma de um rectângulo. Entretanto derrete-se a margarina, para que se possa pincelar toda a superfície do rectângulo. De seguida, polvilha-se com o açúcar e com a amêndoa. Por fim, polvilha-se toda a área com a canela. 
Enrola-se a massa como se de uma torta se tratasse. 
Corta-se a torta em 9 fatias, com a ajuda de uma faca bem afiada. E colocam-se as fatias dentro da forma, previamente untada com margarina e forrada com papel vegetal. Dispõe-se 6 "rosas" junto ao contorno da forma, e as restantes 3 no centro. Deixa-se a massa repousar até que as "rosas" estejam todas em contacto umas com as outras. Quando isso acontecer vai ao forno a 180ºC, durante aproximadamente 30 minutos. 

(calda)
Enquanto o bolo coze, prepara-se a calda. Coloca-se num tacho a água, o açúcar e o pau de canela e leva-se ao lume até atingir o ponto de calda. 
Rega-se o bolo, quando se retira do forno mas ainda dentro da forma. Deixa-se o bolo dentro da forma durante alguns minutos para a calda secar e só depois se pode desenformar e servir.

Bom apetite!