31/03/2013

Uma Páscoa à mesa

O dia de Páscoa foi passado à mesa. A chuva tirou a vontade de dar qualquer passeio e com tantas especialidades para provar é complicado arrastarem-me da mesa e resistir ao pecado da gula. 
Esta Páscoa experimentei fazer o Bolo das Rosas, receita típica da zona de Grândola, onde pela primeira vez comi este bolo. Pesquisei em inúmeros blogs de receitas, e atrevi-me a fazer este bolo, ainda que com algumas adaptações. Ficou delicioso, e além disso é um bolo lindíssimo e que por isso fica bem em qualquer mesa. Além do mais, há que recuperar o que de melhor a nossa gastronomia tem. Deixo-vos uma foto, e em breve publicarei a minha adaptação da receita.


Uma Santa Páscoa para todos!

24/03/2013

Comme un chef

Desenganem-se porque não fiz nenhuma experiência culinária digna de estrela michelin. "Comme un chef" é o título de um filme que vi este fim de semana, e que penso que pode agradar a todos os amantes da culinária. 

Gargalhadas não faltam nos minutos que partilhamos com estes dois chefs franceses. Até porque os franceses não são só os mestres da nouvelle cuisine, têm também o dom de criar personagens muito interessantes no cinema. Na minha modesta opinião de espectadora, o cinema francês está cada vez melhor!
Deixo-vos aqui o trailer, para vos abrir o apetite...


Entretanto, para ter uma sessão digna de cinema prepare umas pipocas à maneira antiga. 
Caso estejam esquecidos, relembro-os como se faz. Coloca-se um fio de óleo num tacho, e de seguida colocam-se também uns quantos grãos de milho (próprio para pipocas). Tapa-se o tacho e coloca-se ao lume, tendo o cuidado de nunca destapar o tacho (para que não ocorra nenhum acidente!). Espere que se comece a ouvir o rebentar das pipocas. Só quando já não sentir este som, é que deve retirar o tacho do lume e abrir a tampa. Pode polvilhar as pipocas com açúcar ou com mel.

Boa sessão de cinema!

20/03/2013

De olhos em bico

Este fim de semana decidi experimentar as maravilhas da cozinha chinesa. Não sou propriamente grande fã desta culinária, mas sempre gostei muito dos crepes chineses e os que se compram no supermercado pré-cozinhados não me agradam muito.



Um dia destes, andava eu a navegar pelo fórum do Sabor Intenso e descobri por lá uma receita de rolinhos chineses . Pareceu-me muito interessante e depois de ter comprado todos os ingredientes, lá me dediquei à grande aventura. Posso dizer-vos que é um processo demorado, mas vale a pena o esforço. Resultado: temos uns crepes menos gordurosos do que os que comemos nos restaurantes chineses e igualmente saborosos.

Para acompanhamento preparei um arroz chau chau à minha moda. Fiz um arroz de ervilhas, mexi uns ovos e cortei uns quadradinhos de fiambre de perú no forno a lenha. Misturei os ingredientes todos et voilá!

Experimentem!

14/03/2013

De fazer crescer água na boca...



Bolo de nozes e caramelo


O meu objectivo deste primeiro post é mesmo criar-vos água na boca, para continuarem a vir até este blog em busca de novas receitas e sugestões.
Este bolo além de muito vistoso, é também muito saboroso. Não convém também esquecer que os frutos secos devem fazer sempre parte de uma alimentação saudável (nunca esquecer que só se deve comer uma fatia deste bolo... de cada vez!). Já tenho esta receita desde a minha adolescência e há anos que não a fazia, mas valeu a pena recordar este sabor.

Experimentem e digam qualquer coisa.
Aqui vos encontro num próximo post.






BOLO DE NOZES E CARAMELO


Ingredientes:

200g de margarina
200g de açúcar
4 ovos
1 cálice de vinho do Porto
200g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de miolo de noz
5 colheres de sopa de açúcar caramelizado
5 colheres de sopa de água (para preparar o referido açúcar caramelizado)
Sumo de limão (não usei) 
Meias nozes para enfeitar

Preparação:

Unte com margarina uma forma de bolo inglês, forre-a com papel vegetal e volte a barrar com mais margarina.
Bata muito bem a margarina com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as gemas, uma de cada vez, sem parar de bater. Aromatize com vinho do Porto e acrescente a farinha previamente misturada e peneirada em conjunto com o fermento em pó. Finalmente, junte as claras batidas em castelo firme e as nozes trituradas. Deite a massa dentro da forma e leve ao forno previamente aquecido (150º). Passados sensivelmente 35 minutos, verifique se o bolo está cozido.
Desenforme o bolo e, ainda quente, pique-o com um garfo de dentes compridos. Regue o bolo com o açúcar caramelizado, que deve ser aromatizado com limão. Enfeite com as meias nozes. 

Bom apetite!