25/08/2013

Quase vegetarianos

Cá por casa andamos cada vez mais fãs da cozinha vegetariana, já comíamos habitualmente muitos legumes mas agora comemos cada vez mais e estamos a reduzir sobretudo a quantidade de carne que ingerimos. E acreditem que gostamos de comer e de saborear a comida. Por isso, não nos limitamos a comer legumes cozidos e crus, procuramos tirar o melhor partido do seu sabor. E o melhor para o fazer é acrescentar especiarias.
A receita que vos trago hoje é muito fácil de fazer e foi inspirada nos legumes salteados que comi há uns tempos na Empadaria do Chef, como acompanhamento de uma das suas deliciosas empadas. O tipo de legumes a usar depende do vosso gosto e do que tiverem disponível no vosso frigorífico, vou deixar-vos aqui a receita com os que eu costumo usar, mas podem fazer as alterações que quiserem. Importante mesmo são as especiarias a usar, essas sim é que convém não alterar.



LEGUMES SALTEADOS COM ESPECIARIAS (Receita)

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
1/2 couve coração
1 alho francês
1 courgette
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 tomate
Sal 
Caril
Pimenta preta
Gengibre em pó
Açafrão
Cominhos

Preparação:

Comece por picar o alho e cortar a cebola para dentro de uma wok ou frigideira antiaderente. Junte o azeite e leve a refogar. 
Entretanto lave bem e corte em juliana a couve e o alho francês e a courgette em rodelas. Junte-os ao refogado e tape com a tampa, mexendo de vez em quando.
De seguida, corte o tomate em cubos e a rale a cenoura. Junte-os aos restantes legumes. 
Tempere então com o sal e as especiarias a seu gosto. Deixe cozinhar com a tampa tapada, mexendo de vez em quando. Se for necessário, acrescente água. Normalmente a água libertada pelos legumes é suficiente para a cozedura. 
Quando verificar que todos os legumes estão cozidos, retire do lume e pode servir.

Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário