16/06/2013

Panquecas...

Ontem apetecia-me comer um doce, mas não me apetecia enfiar-me numa pastelaria, comer um bolo cheio de calorias e cujo sabor deixava muito a desejar como muitas vezes acontece! Sou gulosa assumo, mas para ingerir calorias em excesso é bom que o sabor do bolo o justifique. Comer bolos só por comer, não é propriamente o que mais gosto. Quando se faz asneira, ao menos que valha a pena!
Lembrei-me então que tenho na minha cozinha há já alguns anos um instrumento a que nunca dei uso: o Perfect Pancake. Foi uma oferta da minha mãe e o que é certo é que ainda não lhe tinha descoberto a utilidade porque nunca tinha experimentado fazer panquecas. Procurei a receita por entre as múltiplas revistas de culinária que não faltam lá por casa, e lá a descobri na revista "Saúde à mesa". Aproveitei apenas a receita base das panquecas, já que o recheio foi improvisado com a compota de morango que fiz e com os morangos que nunca faltam no meu frigorífico. Mas vocês podem fazer molho de chocolate e juntar kiwi (como na receita que vi) ou simplesmente polvilhar com açúcar e canela. A vantagem desta receita é que é muito fácil, rápida e podemos servir as panquecas com os ingredientes que quisermos e que houver lá por casa.
As minhas ficaram óptimas, e ainda bem porque assim valeu mesmo a pena cometer este pecado!



PANQUECAS (Receita)

Ingredientes:

125g de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café)  de fermento em pó
1 pitada de sal fino
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo
2 dl de leite
Óleo para untar a frigideira

Preparação:

Misture a farinha com o açúcar, o fermento em pó, o sal, o óleo, o ovo batido e o leite em fio, mexendo sempre até obter uma massa lisa. (Eu usei a vara de arames)
Leve ao lume uma frigideira antiaderente (ou a Perfect Pancake), deixe-a aquecer, unte-a com óleo e deite uma boa colherada de massa. Deixe cozinhar durante 1 minuto, e só depois a pode virar para que coza do outro lado. Repita a operação até esgotar a massa.
Estão assim prontas as panquecas para servir com os ingredientes que mais lhe apetecer. 

Bom apetite!







Sem comentários:

Enviar um comentário