04/06/2013

Frango, mel e amêndoas

Há uns tempos atrás a SIC Mulher transmitiu um programa de culinária o "Chakall & Pulga", que eu gostava particularmente de ver. Foi de lá que retirei a ideia para esta receita. Fiz umas adaptações, pois a receita original não era servida com massa, mas como cá em casa todos gostamos muito de massa, experimentei com esparguete e ficou fantástico. 
Funciona muito bem como aproveitamento das sobras de frango assado (isto porque nestes tempos nada se pode deitar fora!!!), ou no caso de não terem, podem sempre cozer uns peitos de frango e também não têm muito trabalho. É uma receita rápida que se pode fazer mesmo quando se chega do trabalho e não se tem muito tempo para andar de volta dos tachos. Basta deixar o frango já desfiado no dia anterior e tudo o resto se faz muito rapidamente. 
É um prato fresco para estes dias quentes (que todos ansiamos), e que combina muito bem com uma salada de alface e rúcula. 
Vale a pena experimentar!


ESPARGUETE COM FRANGO, MEL E AMÊNDOAS (Receita)

Ingredientes:

1/2 frango assado desfiado
50g de amêndoas com pele
1 colher (sopa) de mel
1 limão
Salsa q.b.
2 cebolas
2 colheres (sopa) de azeite
Sal
Esparguete q.b.

Preparação:

Comece por cozer o esparguete em água com sal. Quando estiver cozido escorra a água e passe o esparguete por água fria e reserve.
Dentro de uma wok ou de uma frigideira anti-aderente grande, coloque as cebolas cortadas em meias luas. Junte-lhes o azeite e leve ao lume a refogar. Quando as cebolas estiverem bem louras, adicione o frango e o miolo da amêndoa. Deixe o frango alourar, e só depois é que vai adicionar o mel e o sumo do limão. Tempere com sal e retire do lume. Polvilha-se com salsa picada.
Junte então o esparguete e envolva bem. Pode levar um pouco a lume brando só para dar um pequeno aquecimento à massa. Está então pronto a servir.

Bom apetite!

2 comentários: