24/04/2013

Primavera e piqueniques

Finalmente chegou a Primavera, e sabe tão bem recuperar uma tradição de infância, os piqueniques. Este fim-de-semana fui fazer o primeiro desta temporada. A escolha do menu dá sempre mais dores de cabeça do que a escolha do local. Como não sou grande fã de fritos, queria evitar os rissóis, os croquetes e os panadinhos. Também não me apetecia frango assado porque tinha sido o almoço da véspera. E por isso lembrei-me de aproveitar umas sobras de frango assado e juntar-lhe um legume, para preparar uns saborosos muffins. 


Como sou uma grande fã de courgette, fui ao meu frigorífico e havia por lá uma, portanto o legume estava escolhido. Ora consegui assim matar 3 coelhos de uma só cajadada, preparei um menu muito saboroso, evitei os fritos e aproveitei as sobras do frango.

Preparem piqueniques, é muito divertido e sabe tão bem aproveitar o ar puro do campo ou a brisa do mar.
E se estiverem atrapalhados com o menu, preparem estes muffins.


MUFFINS DE COURGETTE E FRANGO (receita)

Ingredientes:

200 g de frango assado desfiado (aproximadamente)
125g de courgette ralada
2 ovos
50ml de azeite
125ml de leite
175g de farinha
2 colheres (chá) de fermento em pó
sal q.b.

Preparação:

Bata os ovos muito bem e incorpore o azeite. Tempere com umas pedrinhas de sal. Junte ao creme assim obtido o leite, alternadamente com a farinha, até obter uma massa fofa. Adicione então o fermento em pó. 
Entretanto, rale a courgette e adicione-a a esta massa. E por fim junte-lhe o frango desfiado. 
Barre as formas de muffins com azeite e coloque lá dentro a massa. Leve ao forno a 180ºC, até estarem cozidos. Desenforme, deixe arrefecer e delicie-se!

Bom piquenique!

Sem comentários:

Enviar um comentário