15/04/2013

A receita...

A Tarte de Amêndoa sempre fez parte das sobremesas preferidas da minha família (não tivesse eu origens transmontanas, região onde os campos se enfeitam com as amendoeiras em flor durante a Primavera). Houve sempre várias receitas desta tarte no baú das receitas de família. Mas cada vez que experimentava uma delas, faltava sempre um pormenor qualquer, ou estava muito seca, ou a cobertura das amêndoas estava excessivamente doce, ou uma base alta demais!
Ora um dia destes num dos aniversários de família provo uma Tarte de Amêndoa que estava mesmo no ponto. Fiquei radiante, era aquilo mesmo que eu procurava. Pedi imediatamente a RECEITA à minha prima e este fim de semana pus mãos à obra. E ficou assim a minha obra de arte...


Para que não passem pelo mesmo que eu, e andem por aí perdidos a experimentar receitas e mais receitas aqui fica a RECEITA. Experimentem, tenho a certeza que vai sair bem!


TARTE DE AMÊNDOA (receita)

Ingredientes:

(massa)
200g de açúcar
200g de farinha
2 ovos
1 dl de leite
50g margarina

(cobertura)
150g de amêndoa laminada
100g de açúcar
100g de margarina
1 dl de leite

Preparação:

(massa)
Bata os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme. Entretanto, derreta a margarina e adicione ao creme anterior. Junte depois o leite e por fim a farinha.Coloque a massa assim obtida numa forma de tarte untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180º, até que esteja cozida.

(cobertura)
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume, em lume brando, até engrossar. Quando estiver pronta a cobertura verta-a sobre a base (ainda dentro da forma) e leve novamente ao forno (a 200º e só na resistência de cima) para tostar. Quando estiver tostada ao seu gosto, retire do forno e pode desenformar.
Deixe arrefecer e pode deliciar-se!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário